Desafios da logística no pós pandemia
Neste artigo, vamos abordar os desafios e oportunidades no setor de logística no mundo após o coronavírus. Continue lendo para saber mais.
Durante os primeiros estágios da pandemia, o mercado de logística b2b quase parou.
Os impactos foram profundos, pois as cadeias de suprimentos foram seriamente interrompidas e novos regulamentos foram introduzidos rapidamente.
Agora, com o início da jornada para a recuperação, algumas empresas buscam diversificar e realocar suas cadeias de suprimentos para mais próximos.
Enquanto isso, o mercado b2c explodiu à medida que as pessoas presas se voltavam para a Internet para fazer suas compras.
E não apenas os volumes cresceram.
O perfil das mercadorias enviadas mudou, com mais consumidores fazendo pedidos até mesmo as maiores compras online.
Em resposta, as empresas de logística aceleraram suas estratégias de crescimento e desenvolvimento.
Assim, expandindo rapidamente e fazendo investimentos significativos em e-commerce, pessoas e ativos para lidar com a demanda.
Outros desafios da e oportunidades da logística pós pandemia ainda são
Otimizar todos os aspectos das operações
Ainda assim, enquanto as operações se expandiram, as entregas tendem a ser de menor rendimento.
Há, portanto, pressões ainda mais intensas agora sobre as empresas para encontrar maneiras criativas de melhorar a densidade de entrega e eficiência de custos.
Na verdade, em todas as partes do cenário logístico, todos os tipos de empresas precisam otimizar suas operações – com dados e tecnologias como facilitadores essenciais.
Ganhar maior visibilidade da cadeia de suprimentos é fundamental, coletando e compartilhando dados para rastrear pacotes em tempo real, do ponto de origem ao destino final.
Esses dados podem vir de sistemas operacionais e de planejamento de empresas de logística, de sensores em armazéns, em paletes em trânsito e de telemática em caminhões e navios.
Usando dados de sensores
As empresas de logística tornaram-se eficazes na comunicação aos clientes sobre o tempo preciso de chegada e opções para alterar os arranjos de entrega.
Há mais que pode ser feito para otimizar rotas usando dados.
Ao obter a visão exata da condição e localização de um pacote em cada estágio, as empresas de logística podem prever qualquer interrupção.
E quando as fontes de dados externas são integradas (sobre tráfego ou clima, por exemplo) junto com o aprendizado de máquina, as rotas podem ser alteradas.
Atendendo ao mercado farmacêutico, por exemplo, as empresas podem utilizar sensores para monitorar a temperatura das embalagens em tempo real.
Se variar além de uma certa tolerância, um alerta pode ser enviado e ações corretivas tomadas, resultando em menos desperdício, menores custos e mais pontualidade nas entregas.
Estes são apenas algumas das transformações que para quais o setor deve se preparar em um futuro próximo.