Anuncie Grátis

Blog

Direção defensiva – O que é? Porque devemos nos conscientizar

Direção defensiva – O que é? Porque devemos nos conscientizar

Direção defensiva. O que é e porque é algo que precisa ser explicado continuadamente.

Você pode ter ouvido a frase “direção defensiva”, mas o que realmente é?

Ela é um estilo particular de direção em estrada que faz uso de várias técnicas e táticas para ajudá-lo a se manter seguro e afastado de problemas causados ​​por outros motoristas.

A segurança é o principal benefício da direção defensiva, pois é menos provável que você se envolva em um acidente se seguir algumas regras simples. 

Existem também outras vantagens, incluindo maior economia de combustível e menos pressão sobre o carro.

Enfim, durante o dia do trânsito e em outras épocas, falamos muito sobre esse assunto.

Hoje portanto, trazemos aqui algumas maneiras pelas quais você pode se tornar um motorista defensivo e permanecer seguro.

Direção defensiva: alguns princípios básicos

1 – Controle sua velocidade

Um lugar óbvio para começar, o princípio mais básico da direção defensiva é certificar-se de que seu veículo está se movendo em uma velocidade controlada o tempo todo. 

Em condições de chuva ou gelo, controlar a velocidade é ainda mais importante porque os pneus do seu carro terão menos aderência do que se as estradas estivessem secas, o que significa que são mais perigosos do que o normal. 

2 – Mantenha distância

A melhor maneira de evitar colisões com outros usuários da estrada é manter-se afastado deles e criar uma “bolha de segurança” ao redor do seu próprio veículo, tanto quanto possível.

A “regra dos dois segundos” é uma distância segura aceita entre você e o carro à sua frente, portanto, se o carro da frente parar repentinamente, você terá tempo suficiente para reduzir a velocidade e evitar uma colisão.

Em condições de chuva, o tempo soe para 4 segundos, para assim permitir maiores distâncias de parada em estradas molhadas.

3 – Espere o inesperado

Não, não se trata de olhar para uma bola de cristal e prever o futuro. É sobre não confiar muito nos outros usuários da estrada e tomar medidas para prevenir que outros motoristas cometam erros.

Então seguindo estas ideias simples você conseguirá colocar a direção defensiva em prática, e assim conduzir seu caminhão ou automóvel de maneira mais segura.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *