O novo investimento em ferrovias pelo governo
Notícias do setor de transportes: O Brasil está se preparando para um salto logístico, e as ferrovias fazem parte dos planos. Confira!
O Brasil está se preparando para um salto logístico, e as ferrovias fazem parte dos planos. Neste texto, vamos abordar este assunto. Confira!
A saber, o Brasil é um país de dimensões continentais.
Logo, para que você tenha uma agilidade e eficiência no transporte de produtos é importante que existam investimentos em logística.
E uma área que está sendo considerada pelo governo federal são as ferrovias. Mas qual a importância disso? Acompanhe para saber.
Pesados investimentos em logística
O Ministro de Infraestrutura, Tarcísio Freitas, apresentou ao mundo nosso modelo de concessões.
Isso tem o objetivo de trazer investidores estrangeiros ao nosso país para investir em áreas referentes à logística.
Mas o próprio Governo vem investindo pesado nesse setor. São R$74 bilhões reservados para a logística desde 2019. Temos também:
- Concessões de 34 aeroportos;
- Concessões de 5 rodovias;
- 6 Ferrovias que ainda estão no aguardo das concessões;
- 29 arrendamentos portuários;
- 99 terminais para uso privado autorizados.
Além de diversas renovações e investimentos cruzados. Mas uma coisa chama atenção: as ferrovias. Vamos ver isso melhor a seguir.
O Salto Ferroviário
Como dissemos, no entanto, o Brasil é um país que possui proporções continentais.
Contudo, existe um modal que é hoje em dia pouco explorado e que poderá ajudar a desafogar diversos produtos: o modal ferroviário.
Consciente das possibilidades do setor, o Governo compreendeu que não estava conseguindo dar vazão a esta demanda.
E de fato, portanto, que as possibilidades que envolvem este modal empolgou investidores americanos.
Pois as oportunidades são bem interessantes. Imagine uma indústria que trabalhe com proteína animal no Paraná.
Ela se beneficiaria se houvesse uma ligação ferroviária com o Mato Grosso, que é produtor de ração para gado, e por aí vai.
Por isso que, neste momento, existem 35 pedidos de autorização, Isso vai resultar na construção de mais de 9.000 quilômetros de ferrovia, envolvendo mais de R$120 bilhões de investimento.
Enfim, é, de fato, o maior apoio ao modal ferroviário da história do Brasil – o que é ótimo para o setor logístico como um todo.